A SIMULAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS NA MONITORIA

ULY REIS FERREIRA

Co-autores: ULY REIS FERREIRA , MARIA EVILENE MACENA DE SOUSA e ANA CILÉIA PINTO TEIXEIRA HENRIQUES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: Atualmente, vê-se o crescente avanço das formas de ensino-aprendizagem e, com isso, percebe-se a necessidade da implementação de meios que acompanhem este avanço promovendo uma formação crítica-reflexiva dos alunos. Diante disso, monitoras do curso de Enfermagem, da disciplina de Processo de Cuidar da Saúde da Mulher, implementaram tal método a fim de se obter um melhor desempenho dos alunos e uma melhor compreensão da disciplina. OBJETIVO: Relatar a experiência acerca da simulação de casos clínicos na monitoria da disciplina de Processo de Cuidar da Saúde da Mulher. METODOLOGIA: Relato de experiência acerca da simulação de casos clínicos na monitoria da disciplina de Processo de Cuidar da Saúde da Mulher, do curso de Enfermagem de uma faculdade privada do município de Fortaleza. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As atividades práticas da disciplina são divididas em consulta ginecológica, planejamento reprodutivo, assistência de enfermagem ao pré-natal de risco habitual e assistência de enfermagem ao parto. Para cada atividade prática foi criado um caso clínico, abordando uma situação real, no qual se abordava todo o atendimento do enfermeiro, desde a chegada da mulher no consultório até a solução do caso e as devidas orientações. CONCLUSÃO: Tal experiência foi de suma importância para as monitoras, pois estas puderam perceber a relevância de se utilizar a simulação aliada a aprendizagem problematizadora.