RELEVÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO EM DIABETES MELLITUS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA.

DAYCIANE GOMES DE OLIVEIRA

Co-autores: JULIANA CAROLLYNE MOREIRA JORGE, TAYNAN DA COSTA ALVES, AMANDA CABOCLO FLOR e MARIA VILANI CAVALCANTE GUEDES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) têm acometido progressivamente inúmeras pessoas, afetando, principalmente, a qualidade de vida da população. No contexto das Doenças Crônicas, o Diabetes mellitus (DM) tornou-se um dos grandes problemas na saúde pública, porque ocasionará inúmeras disfunções no organismo, podendo levar a morte quando não há um tratamento adequado e eficaz. Em vista disso, o conhecimento das práticas clínicas desde a Universidade é essencial para a formação dos acadêmicos de enfermagem, na qual é relevante a busca incessante de atualizações sobre as diversas atuações do profissional enfermeiro no atendimento ao paciente acometido com DM. OBJETIVO: Relatar a relevância da atualização em Diabetes Mellitus na formação acadêmica por meio de experiências de estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência, tomando como base as vivências de estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que são membros do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade (GRUPEESS) e participam na linha de pesquisa de Cuidados Clínicos e Educativos de Enfermagem em Doenças Crônicas e Cidadania. Relata-se a experiência das autoras no período de Março de 2017 a junho de 2017 durante os encontros semanais. RESULTADOS: O relato levou a reflexão da importância da atualização visto que é elevada a prevalência não apenas do Diabetes como também de outras DCNT na nossa população, muitas doenças deste grupo têm fatores de risco comuns, e demandam por assistência continuada de serviços e ônus progressivo, na razão direta do envelhecimento dos indivíduos e da população. CONCLUSÃO: De acordo com a análise dos resultados observamos que atualização da temática, diabetes proporciona um comprometimento e responsabilização dos estudantes, na assistência sistematizada da enfermagem, visando à abordagem e execução de ações de cunho educativo/preventivo proporcionando ao paciente uma melhor qualidade de vida e capacitá-lo ao autocuidado.