Introdução: A gravidez é um momento que traduz muita ansiedade e preocupações onde inúmeros mitos e pré-conceitos cercam o parto normal. Dessa forma, informação é essencial para que a gestante opte pela melhor escolha, para ela e para o bebê, principalmente por se tratar de um momento significativo na vida dessa mulheres. Com isso, torna-se necessária práticas educativas pelo enfermeiro dentro desse contexto tendo em vista o papel primordial da enfermagem no encorajamento ao parto normal. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem diante de uma ação educativa com gestantes internadas em Hospital de referência em obstetrícia. Método: Trata-se de um relato de experiência feito por seis alunos de enfermagem do sexto semestre da Universidade Estadual do Ceará. Foi realizado em um hospital terciário estadual de alta complexidade referência em obstetrícia em dezembro de 2017. Realizou-se uma oficina, dividida em dois momentos, sobre o parto normal com dez gestantes internadas na Casa da Gestante. Resultados e Discussão: A atividade durou uma hora e foi desenvolvida em dois momentos subdivididos em etapas, onde o primeiro momento consistiu de uma roda de conversa e desmistificação de concepções populares acerca do parto natural, e posterior espaço para compartilhamento de dúvidas e experiências. Para o segundo momento, realizou-se uma oficina de relaxamento a fim de que as gestantes conhecessem o ambiente propício ao parto. Conclusão: As vantagens envolveram a quebra de preconceitos sobre o parto normal e humanizado, a facilitação dessas mulheres à informação e a criação de senso crítico sobre os direitos das parturientes, tendo em vista a necessidade de conservar o protagonismo dessas mulheres no momento do parto. Além da confirmação de que a assistência de enfermagem é fundamental para a realização de um parto seguro.