VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA REALIZAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO COM ADOLESCENTES EM UM CAPSI

NATÁLIA DE SOUSA ARAÚJO

Co-autores: NATÁLIA DE SOUSA ARAÚJO, ANNA GÉSSYCA MAIA ANDRADE, MILENA SAMPAIO GAMA, MORGANA CHAVES SIMÕES FERREIRA e ANA RUTH MACÊDO MONTEIRO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O CAPSi consiste na primeira ação concreta da SMCA, a qual vem sendo a base do processo de desinstitucionalização. Possui a proposta de garantir uma assistência compatível com as normas do SUS, oferecendo uma rede de cuidados com tratamento digno às crianças e adolescentes com sofrimento mental, proporcionando a não ruptura dos laços sociais e assistindo o sujeito de forma integral. Os grupos são estratégias que possibilitam a interação e inserção de crianças e adolescentes no convívio social, além disso, estimulam a expressão dos sentimentos e desejos. O objetivo deste trabalho é relatar a vivência de acadêmicas de enfermagem na aplicação de uma atividade de grupo à adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo relato de experiência, que visa compartilhar a vivência de acadêmicas de enfermagem na aplicação de uma atividade de grupo à adolescentes do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), no período de abril de 2018, durante o estágio supervisionado da disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente do curso de graduação em enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Constatou-se que a atividade realizada em grupo surpreendeu as expectativas das acadêmicas, pois foi de intensa relevância, permitindo a interação, a comunicação, a expressão de sentimentos e características dos adolescentes, estimulando o raciocínio, a cognição, a memória e ainda contribuindo com a interação familiar, tudo ocorrendo de forma dinâmica. A vivência de poder planejar e conduzir o grupo de adolescentes do CAPSi proporcionou ganho considerável na formação acadêmica e profissional das alunas. Permitiu que se apoderassem de um olhar mais experiente e do conhecimento de como planejar, elaborar, realizar e avaliar um grupo de adolescentes do CAPSi.