A disciplina de Semiologia, Semiotécnica e Processo do Cuidar busca promover a integração das aulas teóricas e práticas, no qual os professores da disciplina auxiliam os alunos durante as aulas intermediando a primeira experiência clínica dos discentes, buscando familiariza-los com a rotina hospitalar a fim de conhecer o ambiente onde possivelmente desempenhará a sua ocupação profissional, após a conclusão da sua capacitação. O Trabalho tem como objetivo relatar a percepção de acadêmicas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará sobre a experiência aluno-paciente no âmbito hospitalar durante a disciplina de Semiologia, Semiotécnica e Processo do Cuidar. Trata-se de um relato de experiência, que apresenta como finalidade a descrição da vivência que ocorreu durante o período em questão, expondo os desafios que permearam a promoção da saúde e quais ensinamentos provieram a partir da realidade vivenciada no campo de atuação do enfermeiro. As aulas no campo possibilitam a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos das discentes, ensinando como agir diante os pacientes, e em relação as dificuldades encontradas na rotina do hospital. A prática hospitalar estimula os alunos a aprofundar-se cada vez mais em seu conhecimento, tomando posse do papel do enfermeiro, através da aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, além de proporcionar o aprendizado mútuo de saberes e experiências dos pacientes e dos profissionais de saúde.