PRIMEIRA PRÁTICA CLÍNICA DE ENFERMAGEM NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA

CLARA CASTELO BRANCO DA SILVA

Co-autores: DAYCIANE GOMES DE OLIVEIRA , RODRIGO JACOB MOREIRA DE FREITAS e SHERIDA KARANINI PAZ DE OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Introdução: A disciplina de Semiologia, Semiotécnica e Processo de Cuidar é a introdução à fase clínica da graduação e, portanto o contato inicial do aluno de Enfermagem com o paciente. Durante a disciplina o acadêmico tem a oportunidade de realizar aulas práticas nos ambientes hospitalares e aplicar o processo de enfermagem. Objetivo: relatar a experiência inicial com a prática clínica de enfermagem e aplicação do processo de enfermagem durante a disciplina de Semiologia, Semiotécnica e Processo de cuidar do curso de Enfermagem de uma universidade pública. Metodologia: estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência acerca das aulas práticas realizadas durante a disciplina de Semiologia, Semiotécnica e Processo de Cuidar do curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade. Resultados e Discussão: Com base na avaliação clínica, foi possível implementar o processo de enfermagem para oferecer o cuidado, utilizando todo o conhecimento técnico-científico adquirido no decorrer da disciplina.Após a coleta de dados , realizada por meio de entrevistas, exame físico e consulta aos prontuários, estabeleceram-se a partir do julgamento clínico, alguns diagnósticos de enfermagem segundo a NANDA I. Por meio da experiência vivenciada durante a prática clínica foram rompidas algumas barreiras. Conclusão: A partir da vivência foi possível construir conhecimento, aperfeiçoar o pensamento crítico e o raciocínio clínico.