METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA: VISÃO DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM

MARINA FERREIRA DE SOUSA

Co-autores: MARINA FERREIRA DE SOUSA, JÉSSICA CUNHA BRANDÃO , JORDANA MARJORIE DO NASCIMENTO e SHÉRIDA KARANINI PAZ DE OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Com o desenvolvimento das tecnologias de ensino surgem novas maneiras de construir a educação. Desse modo, diversos professores estão buscando utilizar as metodologias ativas de ensino-aprendizagem como forma de melhorar o rendimento dos alunos. Assim, objetivou-se relatar a experiência na aplicação de metodologia ativa para a aprendizagem na disciplina de Semiologia, Semiotécnica e Processo de Cuidar. Trata-se de um relato de experiência elaborado por acadêmicas que cursaram a disciplina, no período de agosto a dezembro de 2017, em uma universidade pública de Fortaleza-Ceará. A incorporação de metodologias ativas facilitou o processo de ensino-aprendizagem pelos discentes, além da compreensão da importância da construção ativa do conhecimento para a prática profissional, tornando-se um sujeito empoderado e autônomo no Processo de Enfermagem. Portanto, a implementação de metodologias ativas desenvolve um espaço de aprendizagem capaz de gerar nos alunos o sentimento de crescimento acadêmico trazendo-o como protagonista do próprio ensino.