IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

CLARISSE GUIMARÃES MATOS

Co-autores: CAROLINE MEDEIROS BATISTA, MARIANA ROSY SALES ARAÚJO, AMANDA CABOCLO FLOR, NATÁLIA GONDIM DE ALMEIDA e ANA VIRGÍNIA DE MELO FIALHO
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

 

INTRODUÇÃO

A educação em saúde se mostra como fator importante para a detecção precoce e prevenção de fatores de risco para o câncer de mama.O câncer consiste em uma neoplasia desordenada e invasiva de células de um tecido, podendo ou não acometer tecidos adjacentes. No caso do câncer de mama, ocorre nas células do tecido mamário, sendo este o segundo de maior prevalência no mundo, e o maior responsável pela morte de mulheres. Sua incidência na população jovem tem aumentado e acredita-se que o aumento das mortes seja decorrente de um diagnóstico e tratamento tardio, tornando-se necessárias estratégias de empoderamento da mulher para conhecer seu corpo, e detectar nódulos e buscar tratamento precocemente (SOUZA, 2017).

A literatura mostra a existência de fatores de risco que podem favorecer o aparecimento da doença, tais quais, herança genética, menarca precoce, menopausa tardia, nuliparidade, tabagismo, etilismo e reposição hormonal. Os fatores socioeconômicos estão relacionados ao diagnóstico e início do tratamento. O reconhecimento desses fatores é importante para que o profissional de saúde identifique a população de risco e promova atividades de educação que visem o reconhecimento dos sintomas e a busca por tratamento.

Pensando nisso, o Grupo de Pesquisa Saúde da Mulher e Enfermagem (GRUPESME) desenvolveu uma atividade de educação em saúde para mulheres que frequentavam um shopping da cidade de Fortaleza, com o intuito de esclarecer mitos, sanar as dúvidas, mostrar os fatores de risco e explicar sobre a importância do autoexame para a detecção precoce.

 

OBJETIVO

Relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem a partir da vivência de uma ação de educação em saúde.

 

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, sobre a vivência de estudantes de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que organizaram e participaram da atividade de educação em saúde "Conhecendo o seu corpo: mitos e verdades sobre a Saúde da Mulher". A atividade foi realizada no mês de março de 2017, em um shopping da cidade de Fortaleza, tendo como publico alvos as pessoas que frequentaram o lugar naquele dia.

O evento contou com a ajuda e participação das alunas do curso de Enfermagem e de enfermeiras que fazem parte do grupo de pesquisa Saúde da Mulher e Enfermagem, que se mostraram dispostas a esclarecer as dúvidas da população, ensinaram o autoexame das mamas e realizaram jogo educativo, no qual foram discutidos alguns mitos e verdades sobre o câncer de mama. Os dados foram organizados de forma descritiva

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Observou-se que a atividade foi muito enriquecedora e proveitosa para as alunas da graduação e profissionais da área que estavam participando. Bem como para a comunidade que se beneficiou recebendo informações sobre o câncer de mama através das estratégias educativas utilizadas, que oportunizaram o esclarecimento das dúvidas das mulheres, aprendizagem sobre a técnica de autoexame e dos fatores de risco, além de proporcionar às oportunidade de aprender realizar o autoexame das mamas e sua importância para o diagnóstico precoce do câncer e como ele traz melhoras no desfecho da doença.

CONCLUSÃO

Conclui se que, atividades de educação são de extrema importância tanto para o estudante quanto para a comunidade, pois instiga a busca por estratégias que aproximem o conhecimento acadêmico às necessidades da comunidade, além de ser gratificante e possibilitar a capacidade de planejamento, organização, atitude e iniciativa.

Observou-se que a população se mostrou muito interessada com a presença dos alunos fora do ambiente acadêmico e dispostos a conversar e explicar sobre o assunto, visto que muitas vezes os profissionais não são acessíveis ou tem pressa pra cumprir horários nas instituições, fator limitador do tempo de atendimento ao público.

INTRODUÇÃO

A educação em saúde se mostra como fator importante para a detecção precoce e prevenção de fatores de risco para o câncer de mama.O câncer consiste em uma neoplasia desordenada e invasiva de células de um tecido, podendo ou não acometer tecidos adjacentes. No caso do câncer de mama, ocorre nas células do tecido mamário, sendo este o segundo de maior prevalência no mundo, e o maior responsável pela morte de mulheres. Sua incidência na população jovem tem aumentado e acredita-se que o aumento das mortes seja decorrente de um diagnóstico e tratamento tardio, tornando-se necessárias estratégias de empoderamento da mulher para conhecer seu corpo, e detectar nódulos e buscar tratamento precocemente (SOUZA, 2017).

A literatura mostra a existência de fatores de risco que podem favorecer o aparecimento da doença, tais quais, herança genética, menarca precoce, menopausa tardia, nuliparidade, tabagismo, etilismo e reposição hormonal. Os fatores socioeconômicos estão relacionados ao diagnóstico e início do tratamento. O reconhecimento desses fatores é importante para que o profissional de saúde identifique a população de risco e promova atividades de educação que visem o reconhecimento dos sintomas e a busca por tratamento.

Pensando nisso, o Grupo de Pesquisa Saúde da Mulher e Enfermagem (GRUPESME) desenvolveu uma atividade de educação em saúde para mulheres que frequentavam um shopping da cidade de Fortaleza, com o intuito de esclarecer mitos, sanar as dúvidas, mostrar os fatores de risco e explicar sobre a importância do autoexame para a detecção precoce.

 

OBJETIVO

Relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem a partir da vivência de uma ação de educação em saúde.

 

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, sobre a vivência de estudantes de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que organizaram e participaram da atividade de educação em saúde "Conhecendo o seu corpo: mitos e verdades sobre a Saúde da Mulher". A atividade foi realizada no mês de março de 2017, em um shopping da cidade de Fortaleza, tendo como publico alvos as pessoas que frequentaram o lugar naquele dia.

O evento contou com a ajuda e participação das alunas do curso de Enfermagem e de enfermeiras que fazem parte do grupo de pesquisa Saúde da Mulher e Enfermagem, que se mostraram dispostas a esclarecer as dúvidas da população, ensinaram o autoexame das mamas e realizaram jogo educativo, no qual foram discutidos alguns mitos e verdades sobre o câncer de mama. Os dados foram organizados de forma descritiva

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Observou-se que a atividade foi muito enriquecedora e proveitosa para as alunas da graduação e profissionais da área que estavam participando. Bem como para a comunidade que se beneficiou recebendo informações sobre o câncer de mama através das estratégias educativas utilizadas, que oportunizaram o esclarecimento das dúvidas das mulheres, aprendizagem sobre a técnica de autoexame e dos fatores de risco, além de proporcionar às oportunidade de aprender realizar o autoexame das mamas e sua importância para o diagnóstico precoce do câncer e como ele traz melhoras no desfecho da doença.

CONCLUSÃO

Conclui se que, atividades de educação são de extrema importância tanto para o estudante quanto para a comunidade, pois instiga a busca por estratégias que aproximem o conhecimento acadêmico às necessidades da comunidade, além de ser gratificante e possibilitar a capacidade de planejamento, organização, atitude e iniciativa.

Observou-se que a população se mostrou muito interessada com a presença dos alunos fora do ambiente acadêmico e dispostos a conversar e explicar sobre o assunto, visto que muitas vezes os profissionais não são acessíveis ou tem pressa pra cumprir horários nas instituições, fator limitador do tempo de atendimento ao público.