ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER: RELATO DE EXPERIÊNCIA

RAUL VICTOR PEIXOTO DE MENEZES

Co-autores: PEDRO JOSÉ ALVES DA COSTA e DIANE SOUSA SALES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em enfermagem proporciona ao discente uma visão para além da sala de aula, pois no campo de prática o mesmo pode aplicar e desenvolver métodos que foram aprendidos na teoria. Pode possibilitar ao aluno uma gama de possibilidades de intervenções e uma nova perspectiva sobre o campo de prática, pois são várias as vivências e aprendizados.

O estágio supervisionado garante ao discente uma oportunidade de se autodescobrir como profissional, de conviver com outros colegas de profissão, de vivenciar habilidades como responsabilidades que lhes são conferidas e liderança de equipe, tão essenciais para a formação do futuro enfermeiro. (EVANGELISTA; IVO, 2014).

A saúde da mulher compreende uma área imensa de conhecimentos, destacando-se aqui a obstetrícia. Nessa área podemos aplicar intervenções que ajudem a gestante no processo de pré-parto, parto e puerpério, pois elas, na maioria das vezes, não conhecem sobre a sua real condição de saúde, e precisam ser bem orientadas para que possam sentir-se tranquilizadas e motivadas durante esse processo.

Por se tratar de uma área profissional predominantemente feminina, chama a atenção o fato de homens estarem atuando no processo e serem bem recepcionados por parte das gestantes, já que muitas vezes esse é um empecilho e uma dificuldade nos campos de prática, pois elas, em sua maioria, não se sentem confortáveis em ser atendidas por profissionais do sexo masculino.

OBJETIVO

Relatar a experiência vivida por alunos da graduação de enfermagem em um campo de estágio da disciplina de saúde da mulher.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, no qual segundo Gil (2008, p. 28) "As pesquisas deste tipo têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis".

Possui abordagem qualitativa, pois contribui na reflexão acerca dos processos de ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem e da assistência no âmbito da saúde da mulher.

O estudo foi realizado em um hospital terciário de referência na assistência à saúde da mulher, localizado no centro do município de Fortaleza, Ceará, no período dos dias 17, 21 e 23 de novembro de 2017 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Durante o período do estágio supervisionado, foram realizadas atividades da assistência em enfermagem, como: anamnese, exame físico, análise do caso com a utilização do prontuário e a implementação de um plano de cuidados em enfermagem, objetivando a busca de informações sobre o caso da paciente, bem como o apoio psicológico e emocional, e o empoderamento acerca do seu estado de saúde.

Com a realização das atividades e o estudo do caso da paciente, percebeu-se a importância do raciocínio clínico na assistência de enfermagem à saúde da mulher, na identificação das necessidades de saúde e na implementação de cuidados de acordo com suas especificidades, nas quais são fundamentais para uma atenção integral e com bases teórico-científicas.

Além disso, a promoção do cuidado humanizado também trouxe significativa importância. Devido à barreira de gênero entre a assistência de enfermeiros homens a uma mulher gestante, poderia ser estabelecido um sentimento de constrangimento por parte da paciente. Contudo, com o estabelecimento de um vínculo terapêutico e o respeito às individualidades da usuária, a mesma sentiu-se acolhida e receptiva aos cuidados aplicados.

CONCLUSÃO

O estágio supervisionado serviu para desmistificar alguns tabus, como exemplo, a não aceitação de profissionais do sexo masculino por parte das mulheres, visto que os alunos foram bem recepcionados e acolhidos pelas gestantes, conseguindo assim estabelecer um relacionamento e vínculo terapêutico.

Portanto, pode-se perceber que o estágio supervisionado se torna uma ótima ferramenta para o discente compreender acerca da importância de uma assistência mais humanizada, bem como vivenciar a realidade do profissional enfermeiro da assistência na área de saúde da mulher, e também no estímulo ao acadêmico a treinar a tomada de decisão em situações que exigem um raciocínio clínico rápido e atencioso.

Dessa maneira, faz-se necessária a adoção de um período de estágio mais longo e duradouro, pois muitas vezes o tempo se torna reduzido para pôr em prática as várias intervenções e cuidados que são necessários para um bem estar e uma melhor qualidade de vida dos pacientes.

REFERÊNCIAS

EVANGELISTA, D. L.; IVO, O. P. Contribuições do estágio supervisionado para a formação do profissional de enfermagem: expectativas e desafios. Revista Enfermagem Contemporânea, v. 3, n. 2, p. 123-130, dez, 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008