USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

MARIA GRAZIELY LOPES SILVA

Co-autores: MARIA GRAZIELY LOPES SILVA, ALANA AZEVEDO DE OLIVEIRA, DANIELE KEULY MARTINS DA SILVA e CRISTIANA FERREIRA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação (TIC), são consideradas uma ferramenta no auxílio do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que faz parte do cotidiano de alunos, professores e do próprio sistema educacional. Objetivou-se relatar a experiência de alunas monitoras frente à utilização de mídias sociais como ferramenta no auxílio do ensino com acadêmicos do 4° semestre matriculados na disciplina de epidemiologia do curso de graduação em enfermagem. O ambiente virtual possibilita o envolvimento de alunos que não podem participar das monitorias de forma presencial, despertando assim o interesse e curiosidade dos mesmos pela disciplina. Observando assim o êxito da nova metodologia, pois os discentes têm familiaridade com o aplicativo para trocar informações, tendo como resultado positivo o envolvimento deles na monitoria, possibilitando um ambiente de troca de saberes e experiências. Conclui-se que a utilização das mídias sociais na monitoria de epidemiologia obteve efeito positivo entre os acadêmicos que participaram de forma efetiva das monitorias online por meio do aplicativo WhatsApp, alcançando sucesso na disciplina e consequentemente avaliação satisfatória.