Introdução: O uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem na graduação tem se tornado indispensável considerando a necessidade de mudanças no modelo de ensino tradicional e a inserção do aluno no seu processo de aprendizagem como protagonista, desenvolvendo suas habilidades e ampliando sua autonomia. Objetivo: relatar a experiência da utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem por acadêmicos de enfermagem na monitoria da disciplina de Enfermagem em Saúde Mental de uma universidade estadual. Metodologia: estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, sobre o uso de metodologias ativas na monitoria da disciplina de Enfermagem em Saúde Mental, do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Resultados e discussão: Durante os encontros foi notada a necessidade de empregar novas metodologias para aumentar o índice de participação em sala, uma vez percebidas dificuldades de interação e atuação entre os acadêmicos.Diante disso foram então planejadas atividades com dinamicidade atreladas ao tema de saúde mental proposto para a aula, através do compartilhamento de ideias, informações e vivências, incentivando o diálogo e o trabalho em equipe.A utilização das metodologias ativas na monitoria da disciplina de Enfermagem em Saúde Mental permitiu uma maior interação entre os acadêmicos propiciando um ambiente de compartilhamento de conhecimento mais amplo e diversificado. Conclusão: através da promoção de atividades dinâmicas foi possível introduzir o aluno no processo de aprendizagem como protagonista, assim como a construção de conhecimento mútuo, envolvendo monitores e alunos.