AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA MÃES DE LACTENTES NA PUERICULTURA

MARINA VALENTE MASCARENHAS

Co-autores: ISADORA HELENA ARAÚJO SILVA, MARIA ALICE ALVES FARIAS, MARIA MARLY SANTOS ARAGÃO, SARAH MARIA SANTOS FARIAS e EDNA MARIA CAMELO CHAVES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA MÃES DE LACTENTES NA PUERICULTURA

Marina Valente Mascarenhas 1

Isadora Helena Araújo Silva 2

Maria Alice Alves Farias 2

Maria Marly Santos Aragão 2

Sarah Maria Santos Farias 2

Edna Maria Camelo Chaves 3

EIXO 5: ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

INTRODUÇÃO

A puericultura é tida como uma prática de saúde que visa promover o acompanhamento integral e contínuo de crianças, com foco em seu desenvolvimento e crescimento, para isto, o acompanhamento dessa criança nos primeiros dois anos de vida e de seu responsável, é feito na Unidade Básica de Saúde, podendo ser realizadas por uma equipe multiprofissional, que oriente mães, por meio de estratégias de educação em saúde, com enfoque no aleitamento materno, vacinação, orientação nutricional, entre outras.

Diante disso, a puericultura se torna um fator indispensável ao cuidado do lactente, e principalmente no estabelecimento do vínculo mãe-filho diante este cuidado. Sob esse viés, as consultas são executadas no campo da Estratégia de Saúde da Família (ESF), deste modo realizando atividades concentradas na prevenção de agravos, através da educação em saúde. (BERNARDO et al., 2017).

Destaca-se nesse contexto a primeira infância, com ênfase nos lactentes, que necessitam de atenção redobrada e cuidados especiais, pois é a etapa da vida de maior vulnerabilidade biológica, por isso a consulta de puericultura se faz tão importante. A equipe de enfermagem deve-se capacitar para promover as ações de educação em saúde com as mães dessas crianças, visto serem esses os profissionais, que tem mais contato com o binômio na consulta de puericultura. Diante disso questiona-se: quais as ações de educação em saúde realizadas com as mães de lactentes na puericultura?

OBJETIVO

Conhecer as ações de educação em saúde realizadas com mães de lactentes na puericultura.

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que consiste em uma ampla análise da literatura, contribuindo para discussões sobre os métodos e resultados de pesquisas, além de apontar lacunas do conhecimento que podem ser preenchidas com a realização de novos estudos (SOARES et al., 2014).

As buscas dos artigos incluíram as bases de dados: MEDLINE (Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem) com base nos descritores: "educação em saúde", "atenção primária à saúde", "mães" e "cuidado do lactente", junto aos operadores booleanos AND, inicialmente foram encontrados um total de 30 artigos.

Foram critérios de inclusão artigos do ano 2013 a 2018, e não houve restrição quanto ao idioma. Quanto aos critérios de exclusão foram: artigos repetidos, anais, editoriais, dissertações e trabalhos de conclusão de curso. Após aplicação dos critérios, somou-se um total de 4 artigos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Artigo (Título)

Tipo de Estudo

Resultados

A1-Clinical practice breastfeeding recommendations for primary care: applyng a Tri-Core breastfeeding conceptual model

Aplicação do modelo Tri-Core

Educação parental, implementação de políticas e procedimentos de amamentação, elaborar materiais educativos para educação em lactação.

A2-Cuidado ao lactente para mães em consulta de puericultura: intervenção em sala de espera

Estudo qualitativo, descritivo, relato de experiência

Descreve estratégias como folder, explanações, orientações, práticas lúdicas com bonecos e álbuns seriados, além de rodas de debate.

A3-Vigilância do desnvolvimento infantil: estudo de intervenção com enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família

Estudo quase experimental.

Levar em conta os anseios e as falas das mães dessas crianças na consulta, para um melhor acompanhamento.

A4-Predictors of continued breastfeeding ato ne tear among women attendingprimary helathcare centers in Qatar:a cross-sectional study

Estudo transversal

Ensino da forma correta de amamentação, contribuindo assim para o prolongamento dessa amamentação.

 

Os estudos mostram que a principal estratégia de educação em saúde aplicada pelos profissionais, em especial os enfermeiros nas consultas de puericultura é a conversa com a mãe, fornecendo orientações acerca dos cuidados que devem ser tomados com os lactentes, sendo estes relacionados a higiene corporal e bucal, o desenvolvimento neuropsicomotor e no caso dos lactentes há muita ênfase na orientação quanto a amamentação, sempre levando em conta as falas e anseios da mãe.

De acordo com Busch, Logan, Wilkison (2014) apoiar amamentação é de extrema importância dentro do ambiente de cuidados primários, onde deverão ser utilizadas estratégias que incluem o fornecimento de educação parental, o apoio a auto-eficácia materna e elaboração de materiais educativos para educação em lactação.

Outro estudo traz as posições apropriadas para amamentar e fornecendo conselhos de saúde sobre a "ingestão nutricional adequada para as mães durante a amamentação." (NASSER, et al. 2018, p.11)

A opinião das mães sobre o desenvolvimento da criança durante a consulta é de fundamental importância para anamnese do desenvolvimento neuropsicomotor, pois esta, quando auxiliada pelas informações dos pais, além de serem, em geral, fidedignas, auxilia no diagnóstico de alterações. (REICHERT, et al. 2015, p.960)

Além da orientação, outras estratégias foram identificadas, como o uso de folder, amostragem de imagens, utilização de bonecos e rodas de conversa que promovessem o debate e álbum seriado (BERNARDO, et al. 2017), estes foram usados para situações em que apenas o falar do enfermeiro não proporcionasse o entendimento completo da mãe, além disso essas estratégias tornam o ensino da prática mais lúdico.

CONCLUSÃO

O estudo nos permite concluir que as estratégias de educação em saúde aplicadas por profissionais, em particular pelos enfermeiros, são importantes na consulta de puericultura dos lactentes principalmente para orientar as mães. Essas ações possibilitam um cuidado mais eficaz realizado pelas mães, que tem o filho, sendo acompanhado na puericultura.

REFERÊNCIAS

BERNARDO, F.M.S.; ROUBERTE E.S.C.; COSTA E.C. et al. Cuidado ao lactente para mães em consulta de puericultura: intervenção em sala de espera. Rev. Enferm. UFPE online. v.11, n.12, p. 5129-5138. dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/25152/25365>. Acesso em: 31 de março de 2019

BUSCH D.W.; LOGAN K.; WILKINSON A. Clinical Practice Breastfeeding Recommendations for Primary Care: Applyng a Tri-Core Breastfeeding Conceptual Model. J Pediatr Health Care. v. 28 n.6, p.486-496. 2014. Disponível em: <https://www.jpedhc.org/article/S0891-5245(14)00074-1/fulltext> Acesso em: 31 de março de 2019.

NASSER, A.; OMER, F; AL-LENQAWI, F. et al. Predicators of Continued Breastfeeding at One Tear among Women Attending Primary Healthcare Centers in Qatar: A Cross-Sectional Study. Nutrients Online. v.983, n.10, p. 1-15. jul. 2018. Disponível em: <www.mdpi.com/journal/nutrients>. Acesso em: 31 de março de 2019

REICHERT, A.P.S.; COLLET, N.; EICKMANN, S.H. et al. Vigilância do desenvolvimento infantil:estudo de intervenção com enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v. 23, n.5, p.954-962. set-out. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000500954> Acesso em: 31 de março de 2019

SOARES, C. B. et al. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Rev. Esc. Enferm. USP, v. 48, n. 2, p. 335-445, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n2/pt_0080-6234-reeusp-48-02-335.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2019.