O USO DA METODOLOGIA ATIVA COMO PRÁTICA EDUCATIVA EM ADOLESCENTES ESCOLARES SOBRE INFECÇÃO SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL

ISABELLE PENHA RODRIGUES

Co-autores: RAFAELA ANDRADE LIMA BEZERRA, CARLOS COLARES MAIA, ARIADNE FREIRE DE AGUIAR MARTINS, ANA PAULA BRANDÃO DA SILVA FARIAS e SUSANA BEATRIZ DE SOUZA PENA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

TRABALHO PARA PRÊMIO: GRADUAÇÃO - EIXO 1: TECNOLOGIAS, INOVAÇÕES E DESAFIOS NO CUIDADO DE ENFERMAGEM

RESUMO

A adolescência é fase no qual há mudanças biopsicossociais, que os deixam mais suscetíveis ao adoecimento, sendo incidente a presença das infecções sexualmente transmissíveis (IST's). A enfermagem tem importante papel na saúde do escolar, sendo prerrogativas das atividades inerentes à atenção primária através do Programa Saúde Escolar (PSE). O objetivo foi relatar a experiência de acadêmica de enfermagem, durante estágio supervisionado I, na realização de educação em saúde para adolescentes de uma escola municipal de Caucaia/Ceará. Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, em escola municipal no qual a acadêmica desenvolveu metodologia ativa para sensibilizar adolescentes sobre conceito e tipos de IST's, prevenção e tratamento. Conclui-se quão importante é o processo de formação do enfermeiro focada na utilização da educação em saúde, associada a metodologias ativas, como estratégia impactante na promoção da saúde.

Palavra-Chave: Enfermagem; Doenças Sexualmente Trasmissiveis; Educação em Saúde.