TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA DIAGNÓSTICO DE HIV EM IDOSOS

MARIA GRAZIELY LOPES SILVA

Co-autores: RENATA DOS SANTOS OLIVEIRA, FRANCISCA ALINE DE SOUZA TEIXEIRA, ELISANGELA ALVES SILVINO, ANA CAROLINA DE OLIVEIRA E SILVA e DALILA AUGUSTO PERES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A mudança no perfil demográfico brasileiro trouxe o processo de envelhecimento à tona, e com ele um novo olhar sobre a pessoa idosa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015, a população idosa, representada em 10,7%, apresenta incidência de Vírus da Imunodeficiência adquirida (HIV) em 2,1% dessa população, sendo a principal via de transmissão à via sexual. Ressalta-se, que a prática sexual sem proteção, fator vinculado não somente a transmissibilidade em idosos, mas na população geral.  Objetivou-se construir uma tecnologia educativa para enfermeiros sobre diagnóstico de HIV em idosos. Trata-se de uma pesquisa metodológica, que em linhas gerais, tem a finalidade de desenvolvimento, da validação e da avaliação de ferramentas e métodos de pesquisa. A tecnologia educativa, do tipo cartilha, foi criada com a finalidade de nortear o profissional enfermeiro, voltadas para o diagnóstico de HIV, durante uma consulta de enfermagem para o público idoso, na atenção básica. Inicialmente foi citado o processo de envelhecimento, com a abordagem da sexualidade como um acontecimento normal e fisiológico durante esta fase da vida. A cartilha buscou apresentar de forma didática e dinâmica, proporcionando os principais pontos da abordagem que um profissional da área de saúde para uma assistência de qualidade ao público idoso, quanto ao diagnóstico precoce.