ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À PACIENTES COM FIBROSE PULMONAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

SABRINA ALVES BEZERRA

Co-autores: DENISE ARAÚJO PONTES, AMANDA CABOCLO FLOR, AMANDA CUNHA DE SOUSA e SARAH VIEIRA FIGUEIREDO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: A fibrose pulmonar idiopática é um tipo de pneumonia intersticial crônica fibrosante, de causa desconhecida, associada à piora funcional respiratória progressiva e taxas elevadas de mortalidade. É uma forma específica de pneumonia intersticial idiopática crônica e de caráter progressivo. Ela ocorre primariamente em adultos idosos, restrita aos pulmões. (MARTINEZ, 2015). Nas aulas teórico-práticas, as alunas participaram da assistência de enfermagem ao paciente com fibrose pulmonar, que permitiram o aprimoramento de suas habilidades de enfermagem durante seu contato com o campo hospitalar, principalmente em relação a assistência ao paciente com essa patologia. OBJETIVO: Relatar as experiências vividas pelas acadêmicas de enfermagem relacionadas ao plano de cuidados a pacientes com fibrose pulmonar. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que descreve nossa experiência acerca da sistematização da assistência de enfermagem prestada a um paciente com fibrose pulmonar. O estudo foi construído a partir de vivência das discentes de enfermagem no 5º semestre da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em um hospital terciário de grande porte durante o mês de setembro a novembro de 2018. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As aulas teórico práticas possibilitaram o desenvolvimento de habilidades importantes ao profissional enfermeiro, como o raciocínio clínico a partir da observação de pacientes hospitalizados, utilizando as etapas do processo de enfermagem. Nesse sentido, as alunas tiveram a oportunidade de acompanhar pacientes com fibrose pulmonar internados na unidade e entender mais sobre a doença durante o estágio supervisionado, visto que o alinhamento entre o que é ensinado na sala de aula e o que é mostrado na prática contribui para um aprendizado rico em experiências. CONCLUSÃO: A experiência permitiu as acadêmicas aprofundar o conhecimento acerca do cuidado holístico a pacientes hospitalizados, indo de aspectos desde sua admissão até a construção de diagnósticos no cuidado de enfermagem. Esse momento contribuiu de maneira significativa para a vida profissional das alunas, auxiliando no aprendizado sobre o planejamento e execução dos cuidados de enfermagem e a importância da sistematização da assistência em enfermagem.