O PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CÂNCER RETAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

REBECA FURTADO FERNANDES

Co-autores: GERMANA PINHEIRO CORREIA LIMA, NATÉRCIA BRÍGIDO LINHARES FERNANDES, TAYANA VÍVIAN RIBEIRO BASTOS, DIANNE DOS SANTOS OLIVEIRA e NEY RONALDY OLIVEIRA DE PAULA
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

 

RESUMO

Introdução: O câncer intestinal abrange os tumores que se originam no cólon, no reto e no ânus sendo assim, uma patologia tratável e, na maioria dos casos, curável quando detectado precocemente. Diante disso, torna-se necessária a assistência em enfermagem fundamentada pelo Processo de Enfermagem (PE), baseado em uma Teoria de Enfermagem que subsidia uma prática baseada em evidências, como a Teoria do Conforto. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem acerca da aplicação do Processo de Enfermagem na execução de atividades em paciente acometida por câncer colorretal. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado na Enfermaria Cirúrgica do Hospital Geral de Fortaleza, no período de 13 de março a 27 de março de 2019. Resultados e Discussão: Durante o estágio foi possível aplicar as etapas do PE, baseando-se na Teoria do Conforto na assistência prestada a paciente acometida por tumor retal. A partir da anamnese e da consulta do prontuário, baseando-se na classificação NANDA, NIC e NOC buscou-se elencar os principais diagnósticos e intervenções voltados para os sistemas relacionados a doença bem como, para a capacidade de enfrentamento da paciente diante do seu estados de saúde uma vez que, esta se diferenciava dos demais pacientes por sua capacidade de enfrentar positivamente a circunstância em que se encontrava, apesar de possuir um diagnóstico ameaçador à vida. Conclusão: A vivência na qual foi baseada o estudo permitiu identificar a utilização do PE no cotidiano hospitalar, a fim de valorizar e garantir parte científica que tem, constantemente, sido buscada pela profissão, e assegurar excelência no cuidado de enfermagem, contribuindo para uma formação acadêmica integralizada.