A disciplina de Semiologia, Semiotécnica e Processo de Cuidar fornece aos estudantes da Graduação em Enfermagem subsídios teóricos e práticos que os conduzem a um cuidado seguro e eficaz. Durante essa disciplina, ocorre o primeiro contato dos alunos com os pacientes e a equipe de saúde. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência inicial com a prática clínica de Enfermagem durante a disciplina e a importância do estágio curricular para os estudantes do Curso de Enfermagem de uma universidade pública. Este estudo é do tipo descritivo e consiste em um relato de experiência vivenciado pelas discentes que cursaram a disciplina, nos meses de março e maio de 2018, em um hospital público de grande porte localizado na cidade de Fortaleza/Ceará. A prática assistida ofertada proporcionou ao aluno um contato inicial com o serviço de saúde e com pacientes de diferentes processos de adoecimento. A vivência no campo de prática configurou-se como uma experiência única e enriquecedora que agregou ainda mais valores e saberes à formação acadêmica, principalmente no que se refere à construção de uma prática humanizada, individualizada e segura.