Introdução: A aterosclerose pode ser descrita como uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial que ocorre em resposta ao surgimento de lesões endoteliais das artérias e veias, tem a capacidade de obstrução arterial em qualquer parte do organismo, mas tem ocorrido um maior comprometimento das artérias coronarianas que pode levar ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocasionando a morte de um segmento do músculo cardíaco por falta de irrigação sanguínea. São vários os fatores que colaboram para o desenvolvimento da aterosclerose, a maioria modificáveis atraves de mudanças no estilo de vida, que atraves da orientação de educação em saúde pode-se alertar para diminuir o risco do surgimento de doenças cardiovasculares e aumentar sobrevida dos individuos. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem sobre educação em saúde feita para orientar pacientes com insuficiência cardíaca sobre a aterosclerose. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma educação em saúde realizada por acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE) durante as aulas teórico-práticas da disciplina de Enfermagem em Saúde do Adulto ocorridas no mês de abril de 2019, na unidade de Insuficiência Cardíaca em um hospital terciário do município de Fortaleza, Ceará. RESULTADOS: As aulas teórico-práticas proporcionaram uma experiência enriquecedora ao possibilitar uma atividade educativa sobre aterosclerose para pacientes que sofrem de IC e para seus acompanhantes, empoderando-os sobre o que é a doença, os fatores de risco, a prevenção e como tratá-la, usando linguagem fácil, vídeo ilustrativo e imagens para facilitar o entendimento. O momento instigou os ouvintes a expressarem suas opiniões, tirarem dúvidas e falarem sobre suas experiências vividas, levando à um vínculo entre os aprendizes e as acadêmicas. Conclusão: Durante a realização da atividade de educação em saúde, muitos pacientes puderam tirar dúvidas e acabaram se identificando com alguns dos tópicos discutidos. Alguns puderam entender o que era a doença, suas causas, consequências e tiveram a oportunidade de entender o porquê havia sido necessário um procedimento cirúrgico, foi possível perceber, também, a importância da educação em saúde com os pacientes e os acompanhantes, já que o processo saúde-doença abrange tanto o paciente quanto a família, que é importante facilitadora no tratamento.