DESIGN DE APLICATIVO EDUCATIVO SOBRE INSULINOTERAPIA: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO

ÍTALO LENNON SALES DE ALMEIDA

Co-autores: FRANCISCO MARCOS DE LIMA MESSIAS e THEREZA MARIA MAGALHÃES MOREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência de construção do design de um aplicativo sobre insulinoterapia para acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência do processo de construção do design da tecnologia supracitada. O estudo foi desenvolvido em cinco fases que ocorreram entre junho e dezembro de 2018. O projeto de pesquisa foi submetido ao comitê de ética em pesquisa da Universidade Estadual do Ceará e seguiu os preceitos éticos previstos pela resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Inicialmente foi realizada a busca na literatura, que deu suporte para a elaboração do conteúdo teórico da tecnologia. Concomitantemente, foi realizado um processo de benchmarking. Por ter como referencial teórico o Design Centrado no Usuário, uma etapa de análise de requisitos foi realizada com estudantes de graduação em enfermagem. O processo de criação do design se deu em laboratório de informática com auxílio de especialista da área de sistemas de informação, onde tivemos como produto 31 telas de aplicativo. A tecnologia foi nomeada como EduInsulin App. O processo de validação de conteúdo e aparência do design da tecnologia foi realizado por quinze enfermeiros expertises que avaliaram as telas construídas e sugeriram alterações e melhorias para a tecnologia. A inovação por meio do uso de tecnologias faz parte do atual paradigma de assistência e ensino na enfermagem. Especificamente referente ao ensino, é fundamental que estratégias dinâmicas, inovadoras e interativas sejam criadas e adotadas na enfermagem.