EVASÃO ESCOLAR NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA REVISÃO NARRATIVA

VITÓRIA CAROLINE DA CUNHA RODRIGUES

Co-autores: GABRIELLA FARIAS LOPES, MARCELA MATIAS SENA, RÉGIA CHRISTINA MOURA BARBOSA CASTRO e PRISCILA DE SOUZA AQUINO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A evasão universitária no Brasil é um fenômeno de destaque, pois apresenta-se atualmente como um dos principais problemas do sistema educacional. Sua principal consequência para as universidades públicas consiste na perda significativa à receita dessas instituições. Estudo do tipo revisão narrativa, com buscas realizadas em maio de 2018, nas bases de dados LILACS e SciELO com o descritor "evasão escolar" e na PUBMED, utilizando o descritor "student dropout". A amostra final totalizou 10 artigos. O estudo possibilitou observar que alguns dos principais motivos de evasão são a quebra das expectativas com relação ao curso, problemas financeiros e aprovação no curso desejado em primeira opção. Concluiu-se que o tema é bastante pertinente de ser abordado e discutido e que novas estratégias para minimização da evasão precisam ser elaboradas, sobretudo no meio da Enfermagem, visto que o curso de graduação em Enfermagem é um dos que mais sofrem pela evasão.