PERFIL OBSTÉTRICO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE ABORTAMENTO

CICERA ABILIANA DA SILVA LOPES

Co-autores: NAYARA SANTANA BRITO, LUANA SILVA DE SOUSA, FRANCISCA JOSIANE BARROS PEREIRA, GLAUBERTO DA SILVA QUIRINO e DAFNE PAIVA RODRIGUES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A definição de abortamento envolve a interrupção da gravidez até a 22ª semana com produto da concepção pesando menos que 500g. Este processo tem grande relevância no cenário da saúde, pois interfere na saúde física e psicológica da mulher (BRASIL, 2011).

O aborto é uma prática comum no Brasil, se caracteriza como um problema de saúde pública devido a seu grande número de ocorrências assim como as complicações a saúde que podem ser evitadas. Este estudo objetivou avaliar as variáveis obstétricas de mulheres em situação de abortamento atendidas em uma maternidade referência na região metropolitana do Cariri, Ceará. Estudo descritivo com delineamento transversal e abordagem quantitativa. Concluiu-se que o perfil das mulheres em situação de abortamento se caracteriza por -  mulheres jovens com baixo poder aquisitivo, sendo que maioria vivenciava a gestação e o aborto pela primeira vez.