MITO OU VERDADE? UTILIZANDO O LÚDICO PARA PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO NO PUERPÉRIO

MARIA EVILENE MACENA DE ALMEIDA

Co-autores: DAIANNY CRISTINA DE ALMEIDA SILVA , SAMIA MONTEIRO HOLANDA , ULY REIS FERREIRA , CINDY ENIA PIMENTA MAGALHÃES e ANA KELVE DE CASTRO DAMASCENO
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

O puerpério é cercado de medos, anseios e dúvidas, é um período, no qual a mulher necessita de apoio emocional, de instrução e de auxílio. Está ocorrendo no seu corpo diversas adaptações fisiológicas e diversos hormônios estão envolvidos nesse processo. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma atividade educativa realizada com puérperas. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado nos meses de março à dezembro de 2018, por seis residentes de enfermagem obstétrica da Universidade Federal do Ceará, no alojamento conjunto de uma maternidade de referência à gestante de alto risco do estado do Ceará. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Atividades educativas são de grande relevância para a população que é alvo da intervenção, por proporcionar o acesso à informação e também para os profissionais que realizam a intervenção, pois se tornam agentes de mudança promovendo a saúde dos seus pacientes. CONCLUSÃO:  Tal experiência foi de suma relevância para as residentes, pois estas puderam aproximar-se mais da realidade das puérperas, conhecendo suas dúvidas e intervindo em cima delas, buscando informa-las de uma forma diferente, utilizando-se de ferramentas simples, porém inovadoras e que trazem muitos benefícios para a população.