FATORES RELACIONADOS À ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR: REVISÃO INTEGRATIVA

BRENO DA SILVA ALBANO

Co-autores: ANA CAROLINA PAIXÃO BATISTA, REBECA NOGUEIRA FEITOSA e FABERGNA DIANNY DE ALMEIDA SALES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: Grande parte da sociedade sofre com ansiedade. É relevante citar que ela pode ser considera uma reação natural humana. Em sua forma patológica, associa-se a uma diminuição da qualidade de vida, algo que é comum no meio universitário. Assim, necessitou-se buscar na literatura estudos que abordavam essa temática. OBJETIVO: Conhecer os principais fatores relacionados à ansiedade em estudantes de nível superior. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa, em que foram utilizados artigos disponíveis nas bases de dados MEDLINE, Scopus e SciELO. Colocou-se como critério de inclusão, estudos publicados entre 2014 e 2018 e, como de exclusão, os que não tinham profissionais da saúde como implementadores das pesquisas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dividiu-se em dois grandes grupos os fatores relacionados ao surgimento de ansiedade em estudantes universitários. Um deles relaciona-se a fatores pessoais do acadêmico e o outro a fatores envolvidos com a vivência universitária. No primeiro, observa-se a falta de atividade física, os estressores sociais e a realidade financeira desfavorecida. Em relação à vivência acadêmica, observa-se a exigência pessoal, o negativo desempenho acadêmico, o padrão de sono irregular e o distanciamento da rede de apoio. CONCLUSÃO: Os estudos observados demonstraram que a ansiedade está presente no meio acadêmico. Também percebeu-se que a enfermagem pode sim diagnosticar esse fator e, dessa forma, intervir de maneira hábil e adequada a cada caso.