INTRODUÇÃO: A enfermagem busca implementar de forma prática uma assistência integral e sistematizada, pois dessa forma garante um cuidado adequado para cada tipo de indivíduo. Logo, na atuação do enfermeiro, fundamentada no método científico, o processo de enfermagem sistematiza suas ações em cinco etapas, sendo elas: coleta de dados de enfermagem ou histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação de enfermagem, propiciando uma assistência eficaz, integral e contínua. Nesse contexto, durante a formação profissional, o estágio curricular configura-se como um meio de exercer o que aprendeu e está aprendendo em sala de aula no campo prático. Em relação à enfermagem, durante a disciplina de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica, o aluno é inserido no contexto prático da profissão e é apresentado a diversas formas de cuidar e fazer a assistência de enfermagem segundo o Processo de Enfermagem alicerçado nas teorias, principalmente no que tange a osteoporose e a hipertensão arterial sistêmica (HAS), as quais são condições clínicas que ocasionam complicações, incapacidade física e promovem deterioração da qualidade e expectativa de vida de grande parcela da população. OBJETIVO: Relatar a vivência de acadêmicas de enfermagem durante a aplicação do processo de enfermagem como instrumento de cuidado à idosa com osteoporose e hipertensão arterial sistêmica. METODOLOGIA: Estudo de abordagem qualitativa, descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na experiência de acadêmicos de enfermagem acerca do estágio curricular da disciplina de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica, realizado no mês de abril de 2018 em uma instituição privada de cuidados às pessoas idosas localizada na cidade de Fortaleza - CE. Os dados coletados, a partir da anamnese, exame físico, consulta ao prontuário e um instrumento de checklist, foram analisados com base nas taxonomias de enfermagem Associação Norte-americanas de Diagnósticos de Enfermagem (NANDA), Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) e Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente, com bases nas informações obtidas, foi aplicado o PE dando prioridade às necessidades mais evidentes. Com isso, alguns dos diagnósticos escolhidos, atrelados com suas devidas intervenções e os resultados esperados foram estabelecidos e juntamente com a idosa, foram elencadas metas como um método de corresponsabilização, para que houvesse o envolvimento com o seu processo de tratamento e fazer com que ela tomasse suas próprias decisões. Deste modo, o processo de enfermagem conseguiu facilitar o trabalho da equipe, organizando o raciocínio clínico, no qual se priorizou a intervenção nos diagnósticos mais importantes e, consequentemente, permitiu que o cuidado fosse prestado de forma integral e singular ao paciente. CONCLUSÃO: Ao término deste estudo, foi possível afirmar que a utilização do processo de enfermagem proporcionou um meio para realizar uma avaliação de qualidade, centrada no paciente e em suas necessidades, não somente no processo de doença. Assim, realizando o comparativo entre as evoluções do primeiro e último dia de estágio, perceberam-se mudanças no estado geral da idosa e no vínculo entre a mesma e as acadêmicas. Do ponto de vista acadêmico, este trabalho possibilitou um ganho de conhecimento prático sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) através da utilização do Processo de Enfermagem, além de favorecer a experiência no relacionamento interpessoal. Portanto, a SAE contribui como um instrumento crucial da prática dos profissionais, devido seu foco ser centrado nas prioridades de cada paciente, direcionando, então, o processo de cuidar a partir da relação saúde-doença suprindo as necessidades do mesmo e promovendo o autocuidado.