Introdução: É fundamental buscar meios e formas de melhorar a assistência e fortalecer a segurança do paciente. Dessa forma, é importante que pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde integrem um time com o objetivo de prevenir danos desnecessários relacionados ao cuidado. Diante isso, elaborou-se uma cartilha educativa para esse público sobre segurança do paciente. Objetivo: Relatar a experiência da construção de uma cartilha educativa sobre as metas de segurança do paciente. Metodologia: Estudo descritivo de caráter qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado entre maio à agosto de 2020. A construção do material está relacionada com o projeto de extensão "Segurança do paciente: Ações educativas para administração segura de medicamentos de alta vigilância". O material abordou o conceito geral e as seis metas internacionais de segurança do paciente, com orientações e ilustrações direcionadas para o público leigo. Todo o material foi elaborado pelo Power Point. Resultados e discussão: Por conta da pandemia de covid-19, os projetos de extensão nos serviços de saúde e comunidade precisaram ser adaptados, não sendo mais possivel realizar ações de forma presencial. Uma das atividades do projeto em questão envolveu a elaboração de uma cartilha educativa. Resultando em um material que pudesse ser divulgado nas redes e utilizado em ações posteriores. Para elaboração do material, primeiramente foi realizado um levantamento de dados nas bases científicas, protocolos do Ministério da Saúde e manuais da Anvisa. Essa pesquisa proporcionou a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o assunto e selecionar ações práticas de orientação para maior participação do público-alvo. A cartilha educativa contou com 12 páginas, abordando o conceito de segurança do paciente e cada uma das metas. As informações foram dispostas em forma de indagação e convite, estimulando a participação do público. As orientações foram dispostas em tópicos com verbos de ação para cada meta. A experiência também proporcionou aprendizado sobre recursos tecnológicos e midias visuais, favorecendo a criatividade. Conclusão: Tecnologias que fortaleçam a educação em saúde sobre segurança do paciente devem ser estimuladas, devido a importância do envolvimento de pacientes e acompanhantes nas ações de segurança. Poder viver essa experiência na graduação colabora para a formação de profissionais que contribuem para uma cultura de segurança positiva que valoriza o papel do paciente.