EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM AO IDOSO COM DM TIPO 2

BRUNA LIMA DOS SANTOS

Co-autores: ANA LÍVIA DE ARAÚJO ALCANTARA, VICTÓRIA MARA MARTINS DE SOUSA LIMA, DÉBORA RODRIGUES TAVARES e GERARDA MARIA ARAÚJO CARNEIRO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: A assistência de enfermagem possui um papel essencial na Educação em Saúde aos idosos com Diabetes Mellitus tipo 2, principalmente, por desenvolver atividades educativaas com o objetivo de aumentar o nível de conhecimento dos pacientes a respeito da doença, propor mudanças no estilo de vida e contribuir para a adesão ao tratamento. OBJETIVO: Realizar uma revisão integrativa da literatura sobre a importância, realização e efetividade da educação em saúde como assistência de enfermagem aos idosos acometidos por DM2. METODOLOGIA: Revisão integrativa da literatura utilizando as seguintes bases de dados: SCIELO, MEDLINE E LILACS e os seguintes descritores: "Saúde do Idoso", "Assistência de Enfermagem", "Educação em saúde" e "Diabetes Mellitus". RESULTADOS: A assistência de Enfermagem realizada na Educação em Saúde, torna-se o próprio tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2. A atuação do enfermeiro nesse processo deve ter foco no "cuidar" levando em consideração o processo de senescência e senilidade. CONCLUSÃO: No processo de Educação em Saúde o enfermeiro é quem possui o papel essencial no cuidado ao idoso com DM tipo 2. Ele é o responsável pelas práticas educativas contribuindo para a adesão dos pacientes ao tratamento.