INTRODUÇÃO: A Enfermagem atua na promoção de saúde e na prevenção de agravos ao idoso com risco de síndrome da imobilidade (SI), para tanto utiliza-se do Processo de Enfermagem e de teorias para organização do cuidado ao paciente. A SI, resultante de longo período de imobilização, acarreta em alterações funcionais e cognitivas, como: sarcopnia e osteopnia, défcit cognitivo, alterações metabólicas, dependência de terceiros, lesões por pressão, quedas frequentes e infecções de repetição. Para adequação do cuidado, aplicou-se a teoria de Virgínia Henderson na qual é debatido acerca das quatorze necessidades fundamentais do ser humano, com ênfase no "movimentar-se e manter uma postura adequada", pois a SI é caracterizada pela impossibilidade do idoso deambular livremente. A partir disso, emergiu a seguinte questão: quais os cuidados de enfermagem na prevenção da síndrome da imobilidade em idosos, segundo a necessidade "movimentar-se e mover uma postura adequada", da teoria de Virgínia Henderson? OBJETIVO: Mapear o cuidado de enfermagem na prevenção da síndrome da imobilidade em idosos, segundo a necessidade do "movimentar-se e mover uma postura adequada", da teoria de Virgínia Henderson. METODOLOGIA: Estudo teórico-reflexivo, embasado na literatura e fundamentado na teoria de Virgínia Henderson. Para a apresentação da reflexão proposta incluíram-se materiais de língua inglesa e portuguesa que foram escolhidos de forma atemporal. Produziu-se um mapa conceitual no programa CmapTools versão 6.04. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A prática de cuidados à pessoa idosa demanda abordagem interdisciplinar e multidimensional. Sabendo disso, a investigação de enfermagem segue alguns parâmetros e cada qual possui sua forma de avaliação, conhecida como avaliação semiológica: funcionalidade global (ABVD e AIVD); sistemas funcionais (cognição, humor, mobilidade e comunicação); sistemas fisiológicos (momento de diferenciação entre a senescência e senilidade) e somado a avaliação nutricional, odontológica e do sono, da história pregressa, fatores contextuais e uso de medicações. CONCLUSÃO: Concluímos que manter uma abordagem integral no processo do cuidar da pessoa idosa, aliado a aplicação da teoria de Henderson na prática clínica, contribuiu na qualidade da assistência.