CONSTRUÇÃO DE E-BOOK EDUCATIVO SOBRE LESÕES DE PELE NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19

MARIA LUIZA PEREIRA COSTA

Co-autores: REBECA NOGUEIRA FEITOSA, FRANCISCA ROSENILDA BEZERRA MARQUES, JOANA DA SILVA ASSUNÇÃO, AMELINA DE BRITO BELCHIOR e SHÉRIDA KARANINI PAZ DE OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

INTRODUÇÃO: Uma das iniciativas para o enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19, foi a recomendação do isolamento social, com a suspensão de atividades em diversos setores sociais, entre eles, as universidades.  A tecnologia teve papel essencial para a comunicação e aprendizagem. Percebendo a necessidade de Educação em Saúde e propagação de conhecimento científico para a população, alunos e profissionais da saúde durante esse período de pandemia, acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE) construíram um E-book Educativo abordando as principais lesões de pele de interesse clínico. OBJETIVO: Relatar a experiência de graduandas de Enfermagem sobre a construção de um E-book Educativo sobre lesões de pele. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, que se deu a partir da vivência de três discentes da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (LEE) vinculada a UECE, durante a construção de um E-Book Educativo sobre lesões de pele. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O material foi construído em etapas caracterizadas por escolha de plataformas digitais, levantamento bibliográfico, design e estruração, avaliação de conteúdo e divulgação. Observou-se que o material digital teve um alcance e uma visibilidade considerada bastante positiva, apesar dos desafios encontrados no processo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A construção do material desenvolveu habilidades como pesquisa, uso de plataformas digitais e trabalho em equipe, bem como demostrou que o meio digital e remoto é uma ferramenta importante de disseminação de conhecimentos em um cenário de pandemia.