INTRODUÇÃO: Os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), como instituições de referência para a Saúde Mental no tratamento e atendimento de crises e urgências, têm o uso de medicamentos como uma das atividades comuns e inerentes ao plano terapêutico. Estes são utilizados para tratar e reduzir a morbidade associada a diversas doenças. Entretanto, o uso indiscriminado e excessivo dessas drogas podem expor pacientes a efeitos colaterais desnecessários e interações potencialmente perigosas. Diante desse cenário, é fundamental a atuação profissional no gerenciamento dos medicamentos em saúde mental. OBJETIVO: Explanar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante o internato em Saúde Mental acerca da vivência dos cuidados na sala da dose. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na cidade de Fortaleza - Ceará, delineado em fevereiro de 2021. A vivência se deu durante o estágio da disciplina de Internato I, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará - UECE. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Exercer o internato em um CAPS possibilitou as acadêmicas perpassarem por meio das mais variadas dinâmicas, como: acolhimento de demanda espontânea, escuta terapêutica, dispensação e administração de medicação, rotina de uma residência terapêutica e visita domiciliar. Ao atuarem em um dos setores da unidade, a sala da dose, as acadêmicas observaram que diversos pacientes fazem uso de várias medicações cotidianamente, configurando em polifarmácia. Diante desse cenário, a equipe de Enfermagem da unidade desempenha como estratégia a manutenção de um armário com caixas individuais para cada paciente que recebe medicação na sala da dose, a fim de garantir a segurança do paciente na saúde mental. Além disso, a unidade também organiza doses fracionadas para os pacientes com maiores limitações cognitivas e para os da residência terapêutica; aquelas consistem em fracionar semanalmente as doses de cada dia da semana em pacotes de acordo com o horário de administração das medicações. CONCLUSÃO: Diante do cenário, percebemos que o internato contribui para aprimorar visões clínicas centradas nas necessidades dos usuários. Dessa forma, ao refletir sobre situações complexas, as acadêmicas puderam experienciar práticas centradas nas pessoas que buscavam atendimento, sob supervisão dos professores da universidade e dos profissionais dos serviços, e ter isso refletido no seu aprendizado clínico.