A adolescência é caracterizada como o período de amadurecimento físico, psicológico e social que marca a mudança da infância para a vida adulta. Considera- se ainda, como um processo complexo de mudanças e busca de autonomia, e segundo a Organização Mundial de Saúde compreende o período entre 10 e 19 anos de idade (BRASIL, 2010). A Política Nacional de Atenção à Saúde de Adolescentes e Jovens, que foi criada em 2007 pelo Ministério da Saúde e objetiva incorporar a atenção à saúde destes grupos às redes de atenção do Sistema Único de Saúde, traz a participação ativa dos jovens nos processos sociais que envolvem sua vida como a definição de protagonismo juvenil (CAVALCANTE et al., 2019). O estudo objetiva descrever a importância da educação em saúde para o desenvolvimento do protagonismo juvenil no público adolescente. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, que,de acordo com Rother (2007) é adequada para descrever e discutir acerca de determinada temática, sob ponto de vista contextual ou teórico, considerando a análise pessoal do pesquisador, onde não é necessário descrever o processo para busca de referências e os critérios utilizados para seleção das mesmas. Os estudos foram selecionados a partir do seguinte questionamento: Qual a importância da educação em saúde para o desenvolvimento do protagonismo juvenil no público adolescente? É importante dar ao jovem autonomia, dando oportunidade para ele fazer por si mesmo. Desenvolver o protagonismo juvenil engajando-o em projetos que ele mesmo crie, assuma e administre, onde possa usar seu potencial de energia em atividades comunitárias que propiciem autoconhecimento e altruísmo (BRASIL, 2018). Recebendo apoio e tendo acesso ao conhecimento sobre saúde, o adolescente pode fazer escolhas positivas e obter bons resultados, que contribuam para sua qualidade de vida. O protagonismo juvenil permite maior autonomia e faz com que o indivíduo se torne sujeito-agente no seu cuidado, tanto nas questões sociais, quanto em exercer sua cidadania.