Introdução: A herpes é uma infecção de relevância epidemiológica devido a sua alta incidência. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 67% da população mundial com menos de 50 anos é infectada com o tipo simples da doença. Objetivo: Relatar a vivência de uma ação educativa acerca da herpes e suas classificações. Metodologia: A elaboração da atividade desenvolvida por graduandas de Enfermagem trata-se de uma ação de educação em saúde realizada durante o processo seletivo do Programa de Ensino Tutorial (PET), do curso de graduação em Enfermagem, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a abordagem utilizada se enquadra como um relato de experiência. Resultados e Discussão: A ação de educação em saúde foi um momento relevante para conscientizar os vestibulandos, os quais esses demonstraram interesse e atenção para compreender melhor sobre a herpes simples, refletindo na prevalência de respostas assertivas na dinâmica realizada. Considerações finais: Conclui-se que a partir de experiências como a aqui relatada foi possível perceber o quão foi necessário e relevante o trabalho realizado pelas graduandas de enfermagem direcionado aos vestibulandos, visto que, além de ser uma forma de exercitar a educação em saúde pelas futuras profissionais de Enfermagem, também foi uma maneira de enfatizar o conceito, o tratamento, contextos sociais que rodeiam a infecção, focando na prevenção e na promoção do autocuidado.