INTRODUÇÃO: O programa de monitorias acadêmicas funciona como uma atividade de apoio pedagógico que abrange diretamente os discentes, monitores e professores a fim de levar o desenvolvimento das disciplinas. OBJETIVO: Relatar a experiência das discentes-monitores em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará acerca dos desafios e contribuições vivenciadas durante a realização das atividades de monitoria acadêmica da disciplina Enfermagem em Saúde do Adulto. MÉTODO: O presente estudo consiste em um relato de experiência de um grupo de monitores, de caráter descritivo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A participação dos discentes-monitores e dos alunos na monitoria permitiu adquirir e compartilhar experiências e saberes mútuos, transformando o saber técnico-científico em uma comunicação de fácil compreensão e acesso. CONCLUSÃO: Os desafios encontrados durante a monitoria no âmbito digital foram a baixa adesão dos alunos devido à dificuldades de internet ou devido a alguma atividade exercida para além da universidade. Quanto às contribuições, evidencia-se o acesso a revisões dos conteúdos com o intuito de fixar e sanar dúvidas a respeito das temáticas.