Introdução: O processo de enfermagem é algo vital para a atividade do enfermeiro em sua prática clínica, dentro das universidades depara-se com inúmeras realidades da forma como esse processo é ensinado aos alunos, dessa forma, é necessário o aprendizado acerca do mesmo. No entanto, ressalta-se que é possível a utilização de outras técnicas de ensino para melhorar o entendimento dos discentes sobre o assunto, incluindo, por exemplo, a arte. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado e produzido através da vivência do monitor do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará - UECE, referente a disciplina de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica. Resultados e Discussões: A monitoria foi pautada em três momentos, cada um com importância para subsidiar o seguinte. Sendo esses: exposição sobre suas opiniões, análise do filme e construção do processo de enfermagem. A experiência de usar o cinema como uma ferramenta de ensino foi bastante satisfatória e significativa, tendo retornos positivos dos acadêmicos, tornando-se assim, uma prática a ser realizada em todas as novas turmas que cursarem a disciplina. Conclusão: Conclui-se que a aproximação entre o cinema e a sala de aula foi extremamente oportuna, sendo de extrema importância para que os alunos pudessem compreender melhor as etapas do processo de enfermagem.