A partir da publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em 2001, foi assegurada uma estrutura pautada no tripé universitário de ensino-pesquisa-extensão, garantindo uma formação não apenas pautada no modelo conteudista, mas na capacidade de resolução, liderança, criatividade e criticidade sobre o ambiente de trabalho. Dessa forma, as Ligas Acadêmicas se inserem em um espaço oportuno, sendo responsáveis por introduzir o discente em locais de aprofundamento do conhecimento e cumprem um papel importante na formação do enfermeiro a partir das atividades de promoção, prevenção e cuidado à saúde. A pandemia do novo coronavírus fez com que as universidades fechassem e o ensino tornou-se à distância, o que explica a importância de atividades online. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma liga acadêmica de enfermagem em saúde da mulher e obstetrícia, de uma universidade pública, ao produzir capacitações internas, e ressaltar a sua contribuição para formação do profissional de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa, desenvolvido a partir da participação em capacitações internas promovidas pela Liga Acadêmica de Enfermagem, Saúde da Mulher e Obstetrícia - LAESMO da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Os membros da liga são alunos da graduação de Enfermagem da UECE, enfermeiros colaboradores e professor orientador. As capacitações internas encaixam-se no eixo do ensino, e foram organizadas pelos membros dessa comissão na liga. O primeiro conjunto de capacitações ocorreu nos meses de maio a julho de 2021 e o segunda ocorreu de março a setembro de 2022, em que as temáticas trabalhadas foram escolhidas de acordo com a demanda dos participantes, por meio da plataforma Google Meet. Foram ministradas 27 capacitações durante todo o período previamente indicado, sendo 10 trabalhando a metodologia da pesquisa e 17 referindo-se a temática de saúde da mulher e obstetrícia. A capacitação sobre metodologia preparou os ligantes de uma forma completa, para trabalhar um dos alicerces do tripé acadêmico, que é a pesquisa, contribuindo também, na construção de um currículo acadêmico. As capacitações envolvendo a temática de saúde da mulher e obstetrícia, trataram desde o desenvolvimento embrionário humano até o puerpério. Como as capacitações foram ministradas pelos próprios ligantes, impulsionou uma maior utilização de ensino-aprendizagem entre eles, estimulando também, a prática da docência. Dessa forma, fica evidente a importância das capacitações internas como instrumento de disseminação do conhecimento nas ligas acadêmicas e fortalecimento de outras ferramentas necessárias à prática profissional.