METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: O ENSINO EM SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA

ANA BEATRIZ DE MELO RODRIGUES

Co-autores: ANA VITÓRIA LIMA DE MOURA, MARIA AMANDA LIMA MOTA, PAULO VITOR OLIVEIRA AMARAL, SOFIA DIONIZIO SANTOS e MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Introdução: A Unidade Básica de Saúde é, em geral, o local em que as pessoas em sofrimento psíquico buscam o seu primeiro atendimento, devido ao estigma de buscar centros especializados para os serviços de saúde mental. Metodologia: Trata-se de uma revisão de escopo, cujo banco de dados utilizado para encontrar os artigos foi a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultando após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 7 artigos. Resultados: No cuidado em saúde mental não se pode pensar em um cuidado focado na medicalização e em soluções padronizadas, a utilização de metodologias viabilizou a quebra de preconceitos e potencializou a importância da problematização dos cenários. Conclusão: Pode-se enfatizar que as metodologias ativas fortalecem o processo de aprendizagem, o trabalho e a visão de coletividade, compromissadas com as necessidades sociais.