ADMINISTRAÇÃO SEGURA DE ANTIBIÓTICOS EM PEDIATRIA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIAL ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO CLÍNICA

SAMARA HELLEN NOGUEIRA DE FREITAS

Co-autores: MARIA SOLANGE NOGUEIRA DOS SANTOS, EMANUELA MACHADO SILVA SARAIVA, VANUSA MARIA GOMES NAPOLEÃO SILVA e EDNA MARIA CAMELO CHAVES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Introdução: O ensino da disciplina de  farmacologia é fundamental na área da saúde, com o avanço tecnológico, surge a necessidade de atualizar e adaptar os métodos de ensino. Destaca-se a simulação clínica que prepara os futuros enfermeiros para enfrentar os desafios. Objetivo: relatar a experiência de discentes da  graduação e pós-graduação que participaram de um curso de simulação clínica focada na administração de antibióticos em crianças. Método: É um relato de  experiência de discentes  da graduação em Enfermagem  e Pós-Graduação que participaram em Enfermagem que participou do  curso de simulação clínica  "Administração de Antibióticos Beta-Lactâmicos em Pediatria: Simulação Clínica" realizado durante novembro e dezembro de 2023, contemplando alunos do 1º ao 6º semestre de graduação em enfermagem e durante a simulação utilizou-se tecnologias de baixa fidelidade. Resultados e discussão: Durante as aulas teóricas, adotou-se uma abordagem de ensino interativa e dialogada, focada em temas relevantes à prática da enfermagem pediátrica. A simulação clínica é um método eficaz para o desenvolvimento de habilidades essenciais em enfermagem, com especial ênfase na administração segura de medicamentos. Conclusão: É evidenciado o papel relevante da simulação clínica como uma ferramenta valiosa de apoio  no ensino de práticas seguras e eficazes no cuidado pediátrico.