Introdução: A Semiologia e o Processo de Enfermagem embasam, de forma teórica e metodológica, o cuidado assistencial. Para que o aluno seja protagonista do seu processo de aprendizagem, deve-se considerar os aspectos do conhecimento, habilidade e atitude. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de Enfermagem acerca do conhecimento, habilidade e atitudes vivenciadas durante as práticas assistidas de Semiologia. Metodologia: Relato de experiência que descreve as vivências de cinco estudantes de Enfermagem em uma unidade hospitalar de referência em atendimento clínico na cidade de Fortaleza-CE. Resultados: Utilizou-se das três primeiras etapas do PE na assistência: na primeira etapa, realizou-se a Avaliação por meio de uma entrevista estruturada e exame físico, seguindo-se do Diagnóstico, com a identificação de três diagnósticos prioritários, seus fatores relacionados e características definidoras e, por fim, o Planejamento, com os resultados e as intervenções de enfermagem. Conclusão: A prática vivenciada garantiu aos discentes um papel ativo no seu processo de aprendizagem ao estimular o desenvolvimento de habilidades de cuidado assistencial holístico por meio da fixação do conteúdo teórico de maneira integrada à prática.