ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS SOBRE C NCER DE MAMA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

CAMILA MARIA TEIXEIRA DOS SANTOS

Co-autores: CAMILE IRACI ALBUQUERQUE DA SILVA, SAMANTHA ALVES FRANÇA COSTA, ANDRESSA VIEIRA ALEXANDRE e IGOR CORDEIRO MENDES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O Câncer de mama é uma patologia decorrente do crescimento anormal de células da mama Essa patologia possui causas multifatoriais e progressão variável, contudo, seu desenvolvimento pode ser reduzido por meio de medidas primárias e secundárias. O estudo trata-se de relato de experiência desenvolvido por graduandas de enfermagem da UECE em uma unidade de atenção básica de Fortaleza. A ação de educação em saúde foi realizada em três etapas: acolhimento, exposição do conteúdo e dinâmica, propiciando uma maior interação entre as expositoras e as participantes. A partir da estratégia notou-se déficit no conhecimento das pacientes acerca da patologia. Nesse sentido, o profissional de enfermagem tem papel imprescindível na promoção, prevenção e tratamento do câncer de mama. Diante disso, nota-se a necessidade de atividades voltadas para educação em saúde no contexto da atenção básica.