USO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

BERNARDO FELIPE ALBUQUERQUE DA SILVA GOMES

Co-autores: ANA RAQUEL LIMA DE CARVALHO, MILENA LOPES DE OLIVEIRA, TALIA RODRIGUES DE MOURA, SAMARA JESUS SENA MARQUES e CONSUELO HELENA AIRES DE FREITAS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: O câncer de próstata é considerado uma doença de origem crônica, caracterizada por crescimento anormal das células. As estratégias que conscientizem a população podem ser capazes de prevenir, melhorar a qualidade e expectativa de vida. OBJETIVO: Analisar os principais benefícios das estratégias educativas utilizadas por enfermeiros(as) na educação em saúde voltadas para a prevenção do câncer de próstata. MÉTODO: Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, descritiva e qualitativa, realizada entre março e abril de 2024. Utilizando-se das bases de dados MEDLINE, EMBASE e LILACS, por meio de descritores do MeSH, Emtree e DECS. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Evidenciou-se que a enfermagem desempenha um papel crucial na prevenção do câncer de próstata por meio das ações de educação em saúde. Os programas educativos que visam reduzir o déficit de noções sobre o câncer de próstata são necessários para diminuir as disparidades nos cuidados de saúde. CONCLUSÃO: O uso das ações de educação em saúde no contexto da prevenção de câncer de próstata são essenciais para o cuidado na saúde do homem. Entretanto, evidencia-se que tais práticas somente são realizadas em períodos de campanhas, o que torna a adesão para os serviços de saúde escassa.