VIVÊNCIA DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM NO USO DA ENTREVISTA COGNITIVA NA PESQUISA EM INFECTOLOGIA

MICAELLY INGRID DE SOUZA NASCIMENTO

Co-autores: MARIA EDUARDA XAVIER GOMES, STÉFANIE HELEN DA SILVA SANTOS, PAULO VICTOR AVELINO MONTEIRO, MAYARA NASCIMENTO DE VASCONCELOS e MARIA LÚCIA DUARTE PEREIRA
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

Objetivo: relatar a vivência de graduandos em enfermagem no uso da entrevista cognitiva em coleta de dados de pesquisa em infectologia. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a coleta de dados a partir da técnica de entrevista cognitiva para análise das evidências de validade de um instrumento de mensuração do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV. Resultados e discussão: os estudantes participaram de uma sessão de capacitação conduzida pela pesquisadora responsável pelo estudo, assim como foram acompanhados pela mesma nas primeiras abordagens. Posteriormente, as entrevistas foram conduzidas pelos graduandos, assim, notou-se que essa estratégia contribuiu para aumentar a confiança dos pacientes em compartilhar informações sobre suas vidas, de forma que possibilitou o contato direto e a visualização  próxima das dificuldades que estes enfrentam no dia a dia, além de se caracterizar como uma excelente oportunidade para a formação dos graduandos. Considerações finais: a entrevista cognitiva permitiu estabelecer uma boa comunicação, de modo que os participantes pudessem expressar livremente suas experiências e necessidades. Proporcionou também, uma significativa aprendizagem para cada graduando, contribuindo para o crescimento acadêmico e pessoal de todos.