Introdução: Mediante as transformações geradas por movimentos políticos, e sociais nos últimos dois séculos, a inserção de mulheres no ambiente acadêmico vem ganhando cada vez mais força e com ela, uma série de desafios mediante as expectativas de papéis associados ao seu gênero na sociedade. Objetivo: Descrever os desafios envolvendo a inserção e a permanência estudantil de mães universitárias no ensino superior a partir de uma revisão de literatura. Método: Estudo trata-se de uma revisão narrativa, de abordagem exploratória. Utilizou-se o banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), totalizando 6 artigos que contemplavam o objetivo do estudo. A busca dos artigos ocorreram no período de Março a Abril de 2024. Resultados e Discussão: Dentre os desafios encontrados na literatura acerca da permanência e conclusão de curso de mães na universidade, destaca-se a falta de tempo para dedicar-se às atividades da faculdade, ausência de uma "rede de apoio", e falha na efetividade de políticas públicas que assegurem as mães no ensino superior. Conclusão: A partir desse contexto, é imprescindível a democratização e a criação de políticas afirmativas que colaborem para a permanência de jovens na educação superior