Introdução: A Iniciação Científica (IC) objetiva que os estudantes desempenhem um papel protagonista em suas descobertas e aprendizados na área da pesquisa, potencializando a construção do conhecimento durante o processo educacional. Objetivo: Relatar a vivência de acadêmicos da Enfermagem, Medicina e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual do Ceará, a partir das reflexões e experiências fomentadas pelo grupo de pesquisa em territórios fragmentados. Método: Trata-se de um relato de experiência realizado a partir da vivências com a IC envolvendo a inserção dos estudantes no grupo GPFRIDA, que explora a temática de territórios em vulnerabilidade, desde o ano de 2021 até os dias atuais. Resultados e Discussão: Através da IC, pudemos nos inserir em um ambiente estimulador para a formação crítico reflexiva acerca das dinâmicas sociais, políticas e econômicas que atravessam o processo de saúde-doença. A pesquisa científica amplia o olhar do estudante, estimulando o espírito crítico e a criatividade. A inserção ao GPFRIDA possibilita o protagonismo dos estudantes dentro e fora da universidade e promove um espaço para conhecer os territórios fragmentados existentes. Conclusão: A IC é um processo de crescimento e amadurecimento na escrita, que possibilita olhar para a sociedade de forma crítica e analítica. A partir do contato com o grupo de pesquisa foi possível uma aproximação com populações fragmentadas.