Introdução: os primeiros socorros podem fazer a diferença em situações de emergência como
forma de intervenção imediata para prevenir agravos à saúde, sendo possível a adoção dessas
condutas pela população geral, inclusive o público adolescente. Portanto, este estudo tem
como objetivo analisar a importância de metodologias ativas baseadas em simulação realística
e maquiagem artística, bem como sua aplicação no ensino de primeiros socorros aos
adolescentes. Método: trata-se de uma revisão bibliográfica a partir de buscas nas bases de
dados LILACS, SciELO e MEDLINE. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram
selecionados seis artigos que cumprem com o objetivo do estudo. Resultados e discussão: as
metodologias de ensino baseadas em simulação realística e maquiagem artística tornam o
conhecimento lúdico, favorecendo a aplicação dos primeiros socorros em múltiplas situações.
No entanto, ainda apresenta impasses quanto ao uso de recursos adequados para o
reconhecimento das práticas como uma alternativa eficaz para a abordagem de cenários de
urgência e emergência pelos adolescentes. Conclusão: o incentivo de metodologias ativas no
ensino de primeiros socorros contribui para que adolescentes possam lidar com situações de
urgência, além de contribuir para o desenvolvimento de aptidões nessa determinada faixa
etária.