A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA ADOLESCENTES

CAUÃ DO NASCIMENTO SILVA

Co-autores: INGRID QUEIROZ LIMA, ALICE VITAL NOBRE, NAYARA CÉLIA FARIAS SANTIAGO PAIVA, HEMLAYNE SOARES DE SOUSA e VIRNA RIBEIRO FEITOSA CESTARI
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Introdução: os primeiros socorros podem fazer a diferença em situações de emergência como

forma de intervenção imediata para prevenir agravos à saúde, sendo possível a adoção dessas

condutas pela população geral, inclusive o público adolescente. Portanto, este estudo tem

como objetivo analisar a importância de metodologias ativas baseadas em simulação realística

e maquiagem artística, bem como sua aplicação no ensino de primeiros socorros aos

adolescentes. Método: trata-se de uma revisão bibliográfica a partir de buscas nas bases de

dados LILACS, SciELO e MEDLINE. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram

selecionados seis artigos que cumprem com o objetivo do estudo. Resultados e discussão: as

metodologias de ensino baseadas em simulação realística e maquiagem artística tornam o

conhecimento lúdico, favorecendo a aplicação dos primeiros socorros em múltiplas situações.

No entanto, ainda apresenta impasses quanto ao uso de recursos adequados para o

reconhecimento das práticas como uma alternativa eficaz para a abordagem de cenários de

urgência e emergência pelos adolescentes. Conclusão: o incentivo de metodologias ativas no

ensino de primeiros socorros contribui para que adolescentes possam lidar com situações de

urgência, além de contribuir para o desenvolvimento de aptidões nessa determinada faixa

etária.