CORDEL COMO METODOLOGIA ATIVA NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE E ENFERMAGEM I

VICTORIA MARIA SILVA LEITÃO

Co-autores: ANTONIO DA ROCHA DE MIRANDA, CECÍLIA LIMA DE SOUZA, KAIO WILLYAN MAGALHÃES ALVES, TAINÁ ROCHA DA SILVA e LUCILANE MARIA SALES DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: A Literatura de Cordel trata-se de uma ferramenta de intensa penetração cultural que utiliza uma linguagem simples, acessível, e estimula o imaginário dos  indivíduos, o que a configura como um recurso auspicioso com vistas a ressignificar o cuidado em saúde. Assim, este estudo tem como objetivo descrever a experiência da produção de cordel como metodologia ativa na formação de estudantes de enfermagem na disciplina de Administração de Serviços de Saúde e Enfermagem I. MÉTODO: Trata-se de um estudo com abordagem descritiva do tipo relato de experiência acerca de uma atividade desenvolvida por discentes do curso de Enfermagem, com destaque para utilização de cordel como metodologia ativa no ensino e aprendizagem. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Pode-se perceber a utilização de gírias regionais, linguagem comum em cordéis, esse tipo de linguagem regional envolve e transporta as pessoas a um mundo rico em diferenças e elementos culturais. CONCLUSÃO: Nesta experiência, observou-se o quão necessário é a aplicação de metodologias de aprendizagem na matriz curricular. Conclui-se que, a utilização de materiais educativos é importante para promoção em saúde sendo uma forma lúdica e simplificada de trabalhar assuntos relevantes com a população.