MAPEAMENTO DE TECNOLOGIAS ORIENTADORAS ALIMENTARES PARA CRIANÇAS NA PRIMEIRA INF NCIA: REVISÃO DE ESCOPO

MARILIA FONTENELE ALBUQUERQUE MELO

Co-autores: SAMANTHA ALVES FRANÇA COSTA, AÇUCENA LEAL DE ARAÚJO, THIAGO SANTOS GARCES, SAMUEL MIRANDA MATTOS e THEREZA MARIA MAGALHÃES MOREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Introdução: A situação nutricional de crianças na primeira infância tem papel relevante no crescimento adequado e no desenvolvimento de habilidades psicomotoras e sociais, o objetivo do estudo é mapear as evidências científicas na literatura sobre tecnologias com orientações alimentares na primeira infância. Método: Trata-se de revisão de escopo. Resultados e Discussão: Foram identificados 2.586 estudos nas bases de dados e literatura cinza, após aplicação dos critérios de elegibilidade, 17 estudos foram incluídos na revisão. Foram encontrados cartilhas educativas, álbum seriado, guias, diretrizes, programas educacionais, protocolos, estratégias nutricionais. As tecnologias evidenciaram relevância do tema, sobretudo no tocante à aleitamento materno, alimentação complementar, incentivo à educação alimentar nas escolas e aprimoramento da infraestrutura nutricional. Observou-se necessidade da ação multidisciplinar para o bem-estar nutricional das crianças, realçando a relação entre nutrição, saúde pública e políticas governamentais.  Conclusão: As tecnologias indicam que bons hábitos alimentares são necessários desde a gestação para contribuir com a saúde do ser humano. Estabelecer essas práticas na primeira infância é essencial, pois influencia positivamente o crescimento e desenvolvimento infantil