INTRODUÇÃO: As teorias de enfermagem são instrumentos de ensino na qual diversas estratégias de cuidados são respaldadas pelo conhecimento científico. Logo, o objetivo deste estudo é refletir acerca da inclusão da comunidade surda na saúde e ferramentas da enfermagem transcultural para a adesão destes aos cuidados de enfermagem, utilizando a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural. MÉTODO: Para o desenvolvimento deste trabalho, optou-se por um estudo teórico-reflexivo de perspectiva analítica sobre o cuidado de enfermagem ao paciente surdo a partir dos pressupostos da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As decisões e ações de enfermagem que refletem o uso de valores culturais, crenças e práticas de cuidado do cliente se refletem em relacionamentos positivos. Portanto, é imprescindível a presença de enfermeiros qualificados que valorizem questões éticas, morais e legais relacionadas à diversidade da comunidade surda, incluindo a desmistificação de mitos e estereótipos e a compreensão dos direitos. CONCLUSÃO: A relação entre o cuidado de enfermagem ao paciente surdo, em seu contexto cultural, torna-se sua compreensão facilitada quando relacionada a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger.