Introdução: A atividade de educação em saúde é uma ferramenta de promoção da saúde que auxilia a mudança de hábitos a partir de um novo conhecimento e esclarecimentos. Rotineiramente, a higiene bucal integra a higiene corporal como um todo e constitui um dos mais importantes cuidados de enfermagem. A promoção de saúde bucal inclui o desenvolvimento de bons hábitos alimentares e de higiene bucal, iniciados precocemente, assim como ações conjuntas por meio de políticas sociais. Dentre os problemas de saúde bucal que afetam crianças na primeira infância, as alterações gengivais, a má oclusão e a cárie dentária são os mais frequentes (LIMA et al, 2011). Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no desenvolvimento de uma atividade de educação em saúde para promoção da higiene oral de crianças hospitalizadas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido na disciplina de Estágio Supervisionado III, referente à saúde da criança, do Centro Universitário Estácio do Ceará, em abril de 2015. Realizada em seis enfermarias pediátricas tendo como tema a higiene oral de crianças. Para o desenvolvimento da atividade educativa, foi utilizada uma linguagem simples e material educativo de apoio. Participaram da atividade cerca de 30 crianças internadas nas enfermarias, algumas com seus acompanhantes. A atividade teve duração de aproximadamente 20 minutos. Resultados: Para o desenvolvimento do momento foi utilizado linguagem simples e a apresentação de uma peça teatral com uso de fantoches. Antes do início da apresentação teatral foi explicado sobre a atividade e no final da apresentação foi aplicado um breve questionário aos acompanhantes das crianças, visando obter opiniões sobre a importância da realização da atividade educativa. Houve participação e interesse tanto das crianças quanto dos acompanhantes na temática proposta, com relatos pessoais. O momento da atividade se mostrou uma oportunidade adequada para tirar dúvidas e desmistificar tabus quanto à importância da higiene bucal durante a internação hospitalar. Os acadêmicos foram induzidos a desenvolver um pensar reflexivo e crítico sobre a atividade. Conclusão: Concluímos que ações educativas devem ser integradas à rotina diária de crianças hospitalizadas, de maneira a estimular hábitos de vida saudáveis. Assim, foi possível observar que o processo educativo a essas crianças foi um momento oportuno de aprendizado, bem como um momento para formar um vínculo de confiança e relaxamento de tensões emocionais que envolvem o ambiente hospitalar.
Referencia:
LIMA, C.M.G.; PALHA, P.F.; ZANETTI, M.L.; PARADA, C.M.G.L. Experiências do familiar em relação ao cuidado com a saúde bucal de crianças. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v.19, n.1, 2011.