INTRODUÇÃO: As mudanças vindas através do aparecimento das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que as coletividades atuais têm experimentado, vão além das fronteiras de suas especificidades e se moldam como meios indispensáveis para o processamento das formas distintas de relacionamento entre indivíduos. A utilização das TIC pela enfermagem, como o uso de web rádios, pode fortalecer ações de saúde e alcançando públicos específicos, especialmente a população de adolescentes. OBJETIVO: Descrever a expressão de adolescentes diante do uso da web radio AJIR como um instrumento para a transmissão de conteúdo sobre a tuberculose. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência com abordagem quanti-qualitativa, descrevemos a experiência da participação de 23 alunos do nono ano de uma escola estadual da cidade de Picos-Piauí, no seu primeiro contato a uma das transmissões da uma web-rádio AJIR, que é uma emissora on-line da Associação dos Jovens de Irajá, vinculada ao Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde (LAPRACS) da Universidade Estadual do Ceará, através do programa "Em Sintonia com a Saúde" que é exibido on-line. A observação ocorreu através de uma visita à instituição no horário da exibição do programa, através de um diário de campo realizado por dois acadêmicos de enfermagem. Durante a exibição do programa os participantes eram estimulados a enviarem perguntas/comentários por via de um software de comunicação. Este projeto faz parte de um projeto guarda-chuva que já foi apreciado e aprovado pelo comitê de ética em pesquisa e obteve o parecer de número: 11043817-5 através do Comitê de Ética em Pesquisa na Universidade Estadual do Ceará - UECE.
RESULTADOS: Durante o primeiro contato com a turma, os alunos encontravam-se inicialmente desacreditados, imaginando que seria apenas mais um dia de palestra como acontece quando estudantes de graduação adentram o espaço escolar, porém, com a explicação do que iria acontecer e importância de uma atividade desse cunho, os alunos se empolgaram. No momento da exibição as dúvidas mais frequentes estavam relacionadas com os sintomas (8,6%), causas (21,7%), tratamento (13%), epidemiologia (21,7%), assistência em saúde ao paciente (8,6%), agravos secundários (4,3%), prevenção (11%), duração da tuberculose (4,3%) e outras perguntas (2%) que não faziam referencia direta ao tema. A participação dos alunos foi alta e a estratégia de promoção da saúde parece estimular a discussão e apreensão do tema. CONCLUSÃO: Foi evidenciada a escassez de conhecimento dos participantes sobre a tuberculose, principalmente relacionados às causas, tratamento e prevenção da tuberculose. Por outro lado, o interesse em saber sobre a epidemiologia da doença que muitos deles exteriorizaram foi um dado relevante encontrado. Iniciativas como estas são importantes no dia-a-dia dos adolescentes, principalmente por repercutirem na saúde dos mesmos e da comunidade que os cerca.