Introdução: O Centro Cirúrgico é uma estrutura complexa de acesso restrito, com normas e rotinas próprias constituindo uma unidade hospitalar. Durante a prestação do cuidado a saúde dos pacientes ocorrem eventos adversos que podem ressaltar em danos que podem ser físico, social e psicológico, incluindo lesões, sofrimento ,incapacidade ou até mesmo a morte. Os eventos adversos associados aos procedimentos cirúrgicos merecem atenção especial, pois o centro cirúrgico é o local em que eles ocorrem com maior frequência dentro de um hospital e que podem ser evitados em 43% (BOHOMOL; TARTAL, 2013). Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem vivenciada durante o período de aulas práticas no Centro Cirúrgico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo do tipo relato de experiência, desenvolvido em um hospital de secundário no município de Fortaleza-Ce, onde é realizado um número significativo de procedimentos cirúrgicos em geral. O estudo ocorreu durante o mês de março a junho de 2013, durante as aulas práticas da disciplina de Ensino Clinico V- Prático referente ao Centro Cirúrgico. O estudo foi realizado nas aulas praticas da unidade hospitalar, tivemos a supervisão e orientação da professora preceptora, onde éramos um grupo de seis acadêmicas de enfermagem, divididas em duplas, tivemos a oportunidade de conhecermos a rotina de cada setor.
¹Acadêmicas de enfermagem do Centro Universitário Estácio do Ceará.
² Enfermeira C.M.E graduada pela Universidade de Fortaleza-Unifor
³ Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio do Ceará.
Resultados: As práticas desenvolvidas pelo profissional de enfermagem que pertence à equipe de cuidado do Centro Cirúrgico (CC) devem ir além de meras técnicas de assistência e conhecimento técnico-científico sobre possíveis complicações pós-cirúrgico/anestésicas. Observamos também que a presença dos profissionais de enfermagem no centro cirúrgico é indispensável em qualquer situação desde uma simples circulante, instrumentador ou secretária, no entanto o enfermeiro é um membro importante enquanto integrante da equipe multidisciplinar que atua no Centro Cirúrgico, tendo essa responsabilidade e a capacidade de identificar e desenvolver atividades burocráticas (FREITAS et al,2011).Os resultados evidenciaram a importância das aulas praticas, pois a mesma proporcionou as acadêmicas uma visão ampliada em relação à equipe dentro do centro cirúrgico, percebendo assim que o profissional enfermeiro possui um papel muito além da área burocrática, atuando também na assistência ao paciente . Conclusão: Concluímos que a experiência nos permitiu que vivenciássemos a importância do papel do enfermeiro no Centro Cirúrgico da habilidade e prática em realizar um procedimento , domínio e a destreza, que nos enquanto acadêmicos ainda não temos, mais com o decorrer do dia a dia, com prática desenvolvida com agilidade e conhecimento desenvolveremos qualquer procedimento.
Referência:
BOHOMOL;E; TARTAL;J.D.A. Eventos adversos em pacientes cirúrgicos: conhecimento dos profissionais de enfermagem. Acta Paul Enferm ; v 26 p 4 376-81, 2013.
FREITAS;N.Q;DISSEN;C.M;SANGOL;.P;BECK;L.C;GOULART;C.T;MARION;RO papel do enfermeiro no centro cirúrgico na perspectiva de acadêmicas de enfermagem. Revista contexto & saúde v.10 n 20 jan/jun2011