SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA A UM PACIENTE COM SIDA E NEUROTOXOPLASMOSE

FERNANDA FLÁVIA VASCONCELOS SOUSA

Co-autores: FERNANDA FLÁVIA VASCONCELOS SOUSA, ILANNA ESTEVAM CONRADO, FERNANDA AZEVEDO DE OLIVEIRA, TAÍS NOBRE DE LIMA ANDRADE e RITA NEUMA DANTAS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

INTRODUÇÃO: A infecção pelo vírus do HIV pode acometer os indivíduos em três fases distintas: na primo infecção, na fase silenciosa e na doença clínica. Esta última diz respeito à aids, sigla em inglês correspondente à síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA), que se instala quando pessoas infectadas pelo HIV encontram-se com o sistema imunológico comprometido,deixando o organismo mais vulnerável a diversas doenças oportunistas. Cabe citar que essa doença significado estágio mais avançado da infecção pelo HIV. A Neurotoxoplasmose é uma infecção no cérebro causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, responsável pela doença chamada Toxoplasmose. O estado de imunodepressão facilita a reativação da doença latente.  A infecção pode acometer o cérebro difusamente ou formar abcessos discretos. É considerada uma das principais causas de encefalite focal em pacientes com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA/AIDS). A Neurotoxoplasmose é resultante de reativação de infecção latente, a qual apresenta uma alta taxa de morbi-mortalidade em indivíduos imunodeprimidos, se não for diagnosticada e tratada precocemente. A doença é um das manifestações clínicas menos comuns da infecção pelo Toxoplasma gondii, mas, manifesta-se como importante infecção neurológica oportunista entre os pacientes infectados pelo vírus HIV.OBJETIVO: Aplicar a Sistematização da assistência de enfermagem a um paciente com SIDA e neurotoxoplasmose. METODOLOGIA:Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em um hospital de referência em doenças infecciosas na cidade de Fortaleza, Ceará. O sujeito do estudo correspondeu a um paciente do sexo feminino, com diagnóstico médico de SIDA e neurotoxoplasmose. Os dados foram coletados através da observação, entrevista de enfermagem, realização do exame físico e consulta ao prontuário do paciente. A coleta de dados foi realizada no período de setembro de 2014. Os problemas e diagnósticos de enfermagem foram classificados conforme a taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA).

1.Graduando em enfermagem pela Universidade de Fortaleza. 2. Professora da disciplina de Clínica geral e cirúrgica 2; Mestrado em cuidados clínicos em saúde pela Universidade Estadual do Ceará e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará.

 RESULTADOS E DISCUSSÕES: Elaborou-se o planejamento da assistência de enfermagem, utilizando as intervenções segundo a classificação da NIC que pudessem levar a resultados satisfatórios. O planejamento de enfermagem busca investigar e identificar os problemas como: ausência da capacidade de receber, processar ou transmitir um sistema de símbolos; Início súbito de distúrbios reversíveis da consciência, da atenção, da cognição, da percepção, que se desenvolvem em um breve intervalo de tempo; Risco de entrada de alimentos líquidos nas vias respiratórias traqueobrônquicas. Achados diagnósticos: Comunicação verbal prejudicada relacionada a alterações do sistema nervoso central; Confusão aguda relacionada à demência; Risco de aspiração, respectivamente. CONCLUSÃO: Observou-se que o paciente em tratamento desta patologia possui uma necessidade de apoio psicológico reforçada, já que o estado emocional encontra-se fragilizado e que a participação da equipe multidisciplinar de saúde, como enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, são indissociáveis dos cuidados médicos.  Desta forma, evidencia-se a importância em se abordar o paciente de forma biopsicosocioespiritual. Às vezes a dor física pode ser conseqüência de somatização de problemas que estão presentes sem ser no fator biológico, por isso, a importância da equipe multidisciplinar trabalhar em conjunto e atuar minimizando os problemas psicológicos e emocionais do cliente.